sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JAZZ FUZION TURCO PSICODÉLICO, COM MUITO ÓPIO!


Aka Gündüz Kutbay, Okay Temiz, acompanhado pela banda Oriental Wind, dois grandes nomes do jazz turco e da cultura asiática. Aka toca todos os tipos de instrumentos de sopro asiático. Já Okay é o Nana Vasconcelos da Turquia. Esse projeto gravado na década de setenta é raríssimo até no seu país de origem, o país de onde sai o expresso do oriente! Encontrei esse disco em um bazar, organizado por seguidores do sufismo, uma filosofia árabe, talvez/se oriente médio a seguisse, não seria a tensão secular que vivencia a terra de Maomé. Comprei por míseros cinco reais, produto importado de Stambul. O bobo que deixou essa pérola no bazar, não sabia realmente do valor artístico desse áudio sonoro. E ainda bem que veio parar em boas mãos! ;)
Esse jazz turco é um misto de funk com psicodelia e improviso, que ao invés de utilizar as possibilidades do sax – instrumento do Milles DavisAka usa flautas tibetanas, indianas, amazônicas, diversos apitos e sopros exóticos, autorais, criados pelo próprio finado Aka, um ícone musical na Turquia e em toda Ásia. A sonoridade apesar de ser oriental, soa bastante brasileira e cinematográfica, talvez pelas flautas presente em todo trabalho. Onno Tunç, que toca baixo e guitarra jogou um tempero funk jazz em algumas faixas, emprestando seu toque mais cool. O sax, chamado pelos turcos de saksafon apenas delineou o conceito étnico do som. Talvez  essa pérola rara inspirou jazzistas norte americanos para caminhos de possibilidades étnicas e psicodélicas.
Sabe aquele disco que você escuta e no meio, lá pela quinta música, sempre acontece alguma coisa extraordinária. Uma vez ouvindo esse disco, solitário em casa, recebi um telefonema do nada, hiper sinistro, mas muito interessante. Era a voz de uma mulher com sotaque estrangeiro. Ela disse que foi engano, quando eu respondi que a pessoa desejada não existia onde eu residia. Como estava sempre carente por amizades, perguntei tentando puxar assunto: que sotaque lindo, de onde você é? Da Argentina? Ela respondeu com seu português ainda em experimento, depois de uma risada: que Argentina? Sou de Ancara! Ela riu e desligou. Ao terminar o CD, que já passava da penúltima faixa, entrei na internet, para pesquisar que cidade era essa ou país... Antes que esquecesse o nome estranho, que para mim até então era um país! E que país era esse? Advinham? Ancara é a capital da Turquia! Eu achava que era Stambul! Fiquei arrepiado, como uma turca ligou do nada? E justamente no momento que ouvia um jazz turco! Mas pura coincidência, afinal, existe uma colônia considerável desse país em na capital do Amazonas. Depois ouvi várias outras vezes o Zikir e nem uma turca ligou novamente enganada. Um raio não costuma cair no mesmo lugar. ;)
Não poderia deixar de mencionar esses iluminados e talentosos músicos:
OKAY TEMIS: percussões, bateria, berimbais, tablas, maricas, etc
AKA GUNDUZ: instrumentos de sopros indianos, tibetanos, turcos, etc
TUNA OTENEL: piano
D.D. GOUIRAND: sax
ONNO TUNÇ: baixo e guitarra
****Excelente
gênero: exotic, jazz cool, experimentalismo.
Gamma
Link para download, deguste em uma viagem pelos rios amazônicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário